| Capacite a sua equipe e conquiste mais resultados

Captarmais 4 DICAS PARA AJUDAR NA EDUCAçãO DOS SEUS FILHOS
  • 16/10/2018

4 dicas para ajudar na educação dos seus filhos

Educar é uma tarefa difícil. Exige tempo, paciência, e muitas vezes, auxílio de outras pessoas, como avós e educadores, para lidar melhor com os acontecimentos. No entanto, muitos fatores estão envolvidos com a educação além do ambiente familiar: é preciso prestar atenção no ambiente escolar também. Afinal, este é o local onde seu filho passa mais tempo quando está fora de casa.


1. Não deixe a educação somente para a escola.

 

Entenda: escola nenhuma é responsável por educar seu filho. Isso deve vir de você e de casa. O papel da escola é reforçar seus ensinamentos, ajudar na formação de caráter, direcionar a conviver com o diferente e formar pessoas críticas. É dever dos pais escolher uma escola que esteja alinhada com seus valores e ensinamentos. Pais e escola devem trabalhar em parceria.

 

2. É errando que se aprende!

 

Errar faz parte da vida, mas é necessário para aprender. Pais também tem suas dúvidas, medos e momentos de desânimo. Como já dito, educar é uma tarefa difícil, mas admitir as  falhas e melhorá-las é o caminho para tornar tudo mais fácil.

 

3. Diálogo é a chave.

 

Para educar, é preciso ouvir, estar presente no cotidiano do filho e aprender a respirar fundo. O diálogo é necessário para conhecer a si mesmo e seu filho, entender suas limitações e novas formas de ensinar e aprender. É assim que qualquer relacionamento é desenvolvido e fortalecido.

 

 

4. Corrija com amor.

Em muitos momentos, será preciso corrigir para educar. Mas isso não significa que precise bater, gritar ou ameaçar. Seus filhos não precisam ter medo de você. Eles precisam entender que aquela ação é ruim, e para isso, você precisa entender o motivo dele ter feito. Pergunte, explique o porquê é errado. Não ignore as emoções de seu filho: ajude-o a compreendê-las.

É um desafio educar na sociedade atual, onde todos os dias lemos e ouvimos notícias ruins. Porém, apenas esforçando-se na criação e educação de seu filho é que as coisas melhorarão. Lembre-se: as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.