| Capacite a sua equipe e conquiste mais resultados

Captarmais O QUE A TECNOLOGIA PODE FAZER PELA SUA INSTITUIçãO DE ENSINO
  • 10/12/2018

O que a tecnologia pode fazer pela sua instituição de ensino

 

Atualmente, existe um novo perfil dos jovens dentro de sala de aula. Seus hábitos, forma de pensar e a busca pela informação é bem diferente da geração antiga, a famosa "geração X e Y", os nascidos entre as décadas de 60, 80 e 2.000. Nos dias atuais, dentro e fora da escola é comum o uso constante dos celulares. É a tendência pela satisfação imediata da informação e a facilidade em se comunicar.

 

O “Youth Mode” é um conceito que explica e realiza pesquisas em tendências de consumo e comportamento do jovem. Os novos "herdeiros", conhecidos como gerações Y | Z (nascidos após 2.000 e os nascidos da década de 1980 até meados da década de 1990) são 100% digitais, conectados e já nascem sabendo mexer nas telas "touch". Não vivem sem seus smartphones, adeptos de textos rápidos no whatsapp e outros aplicativos. Eles gostam de novidade e praticidade. Diante da atual realidade é  notória a necessidade por mudanças na comunicação pelas escolas para com os alunos e com os pais.

 

Por conta disso, o Marketing Tradicional vem se enfraquecendo. A redução do uso de papéis em murais nos corretos das instituições de ensino, por exemplo, foi substituída pela comunicação via e-mail. Afinal, a internet é um meio muito utilizado pela propagação de notícias e os alunos podem ter acesso aos conteúdos da escola em um ambiente virtual. Além de tudo, a escola também colabora com o meio ambiente, e como nos dias atuais fala-se muito sobre, também pode ser visto como um ponto positivo na instituição. O próprio olhar dos pais também mudou  para atender a necessidade dos filhos.

 

Instituições de ensino que ainda utilizam métodos antigos de marketing acabam se privando de entrar na "onda" tecnológica da "geração Y|Z". O que isso quer dizer? Isso mostra a importância em conversar na mesma "língua" destes jovens que estão cheios de sede por novidades e informações diferentes. O trabalho do profissional da área das mídias sociais é imprescindível neste meio para a elaboração de um plano de atividades internas da escola. Ele deve estar 100% imerso nesta área de atuação para trazer bons resultados, trabalhando nas estratégias de relacionamento entre o corpo docente, pais e alunos, todas as comunicações integradas entre si.

 

Qual o benefício de usar a tecnologia?

 

As escolas que entram na "onda tecnológica da geração Y|Z" acabam por sair na frente no mercado educacional, pois acabam por falar na mesma língua dos alunos desta nova era digital e consequentemente atraem a sua atenção. Por isso a importância do sistema educacional se inserir na era digital. E para isso, os professores podem utilizar da criatividade dentro de sala para reter a atenção dos alunos. Uma forma bem dinâmica é o uso por jogos online interativos e educacionais, tendo em vista que a nova geração já nasce sabendo mexer nas tecnologias digitais. Os próprios jogos são muito populares entre eles atualmente.

 

Outro atrativo é o uso do ensino à distância, através da criação de algumas atividades online, como temas de casa a serem feito nos seus notebooks em casa. Estes são alguns dos exemplos do que as escolas podem fazer de diferente para se preparar para o novo desafio da atualidade tecnológica.

 

Qual o papel deste profissional e como as redes sociais podem ser utilizadas no âmbito escolar?

 

Elaborar de uma forma atrativa os posts e notícias breves nas páginas de redes sociais das escolas, monitorando a porcentagem de visualizações e entendendo o que pode ser melhorado. O cuidado no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é essencial, especialmente pela facilidade e rapidez que as informações são propagadas e disseminadas nas redes sociais. Se o profissional das mídias sociais não estiver atento ao retorno imediato para com estas pessoas, a reputação da escola fica em risco. Além disso, é necessário criar estratégias de divulgação para a captação de novos alunos.

 

As páginas mais acessadas e importantes para este tipo de divulgação são  o Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp. O Facebook pode ser explorado para a criação de diversos eventos das escolas, seja o campeonato de futebol; gincanas; reunião com os pais, e outros eventos, onde a comunicação é facilitada entre pais, alunos e professores.

 

No Instagram prevalecem as fotos com legendas, e o mais importante é a imagem. O rolo do celular vai passando pelas fotos na timeline, e é interessante quando a escola realiza algum vídeo de um fato ocorrido, seja um evento ou um comunicado, e o post pode ser divulgado neste tipo de mídia.

 

Já no Youtube é possível registrar alguma aula, por exemplo. O uso do Whatsapp é positivo quando utilizado com cautela, e uma das formas eficazes para integrar e disseminar informações para um grande número de pessoas de uma vez só, são os grupos do Whatsapp, que podem também ser um canal para discussão de algum tema importante da semana.

 

A Captarmais possui a estratégia correta para as instituições de ensino, trazendo como resultados um fluxo maior de visitas dos pais e novos alunos nas escolas. Os serviços oferecidos abrangem o Marketing Digital somente para escolas com foco em Prospectar, Encantar e Fidelizar alunos, Criação de Sites, Consultoria de reestruturação e Treinamento customizado.